quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Um Cientista na Cozinha - Fermento/Pão - Relato de Experiência

Ação do Fermento


Na eletiva de quarta-feira passada, fizemos dois experimentos para observar a reação que o fermento químico e o biológico realizam para o crescimento do pão.
Nosso grupo identificou que a massa da 1ª amostra (que continha o fermento biológico, água morna, farinha de trigo e açúcar) duplicou de tamanho, pois este fermento é um fungo que se alimenta dos açúcares presentes na receita, causando, assim, maior liberação de gás carbônico (CO²). Na 2ª amostra, que continha fermento químico, água morna, farinha de trigo e açúcar, houve um crescimento substancial, mas pouco se comparado ao primeiro, pois este tipo de fermento precisa do aquecimento para obter volume (já o fermento biológico não precisa do calor para crescer). Na 3ª amostra, que continha apenas farinha de trigo, água morna e açúcar, não cresceu pela ausência do fermento.
No experimento que envolveu as bexigas, todos os frascos continham fermento biológico. No 1º, com fermento, água morna e açúcar, observamos que a bexiga estava na “boca do frasco”, encheu bastante em relação às outras pela liberação de CO². No 2º frasco continha fermento, água morna e adoçante, o balão não cresceu pela ausência de açúcar, pelo fato do fermento ser um fungo e se alimentar dos açúcares, e, portanto, com o adoçante não funcionou. O 3º frasco apresentava fermento, leite morno e açúcar, não obteve um crescimento relevante, mas, cresceu. O leite não é o ingrediente mais recomendável para a receita de pão, mas também pode ser usado (o ingrediente ideal é a água). O 4º frasco continha fermento, água fervente e açúcar, o balão cresceu tanto quanto o primeiro, mas a água muito quente não é ideal, pois pode matar o fungo. O 5º frasco continha fermento, água morna, açúcar e óleo, o balão cresceu pouco por conta do óleo, que se acumulou na parte superior do frasco, impedindo a liberação de CO².


Rita de Cássia – 1º A                                 Pedro Jurandir - 1º B
Arielle Dias – 1º B                                      Gabriela Rodrigues – 1º B
Nathália Brito – 1º B                                  Juan Silva – 2º B
Luan Teixeira – 1º B                                  Isabela – 1º D
Matheus Oliveira – 1º B                            Leonardo Silva – 1º D
Matheus Antonio – 1º B










Nenhum comentário:

Postar um comentário