terça-feira, 18 de novembro de 2014

Brigadeiro


Posso ter feito algumas outras mexidas na cozinha antes dele, mas nenhuma importa, porque foi ele, o primeiro sabor feito pelas minhas mãos, que provei e aprovei. Lembro-me dos antigos brigadeiros, feitos com gemas, das festinhas infantis, desde sempre meu momento mais esperado em qualquer comemoração de aniversário; por essas lembranças, sempre o faço, pode ou não ter festa e beijinho; é bolo e brigadeiro para ter parabéns a você, e não tem essa de dizer que não se tem mais idade para cantar o “parabéns”, para merecer o docinho é preciso voltar a ser criança, encher a boca d’água e roubar alguns antes de cortar o bolo. Mas o melhor de tudo, e de aprender a fazer quando ainda é criança, é que não precisa esperar festa de aniversário, é simplesmente fazer e comer de colher, rapar a panela enquanto esfria no prato. O brigadeiro é tão bom, que é bom cremoso como o da casinha de doces de Atibaia, ou até quando empelota e gruda no dente, como a Dida gosta. E por falar na minha prima, sem esquecer que até hoje preciso esconder os brigadeiros dela antes das festas, outro dia, quando fazíamos brigadeiro para assistir filme, percebemos, emocionadas, que o tempo passou, somos a outra geração, aquela que deixa a última colherada para as crianças. Mas não foi assim tão simples, foi em meio a uma disputa pela panela, com a Ana Luíza, a Julia e a Laura Maria; então nos demos conta de que temos concorrência com a outra geração, entendemos que não somos mais as crianças, e os melhores brigadeiros agora são para e por aqueles que foram chegando assim, querendo rapar nossa panela. E as amamos mais que brigadeiro!

Hoje há muitas receitas de brigadeiro. Mas como assim? Para mim, brigadeiro que não é “negrinho”, é outro doce, com outra forma e cor. Se depender de mim, o brigadeiro continuará sendo brigadeiro, de leite condensado Moça, macio, em bolinhas com granulado, ou em colher puxento.

A receita que faço, a minha tradicional receita de brigadeiro, aprendi por volta de 1980, ajudando a preparar a festa da minha primeira afilhadinha, a Camila, e a receita é da minha madrinha Wilma, mãe da Camila e da Michele, minhas duas afilhadas queridas. Até hoje, quando faço mais de uma receita para festa, coloco em uma tigela como a que vi em cima da geladeira na casa delas e aguardei ansiosa a hora de enrolar, e a festa, e o parabéns, e enfim os docinhos, portanto me comportei como uma madrinha, embora fosse tão criança como a afilhada aniversariante.


Bom, chega de conversa e vamos à receita:




Brigadeiro

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 lata de leite
1 colher rasa de margarina
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (chá) de mel (opcional)

Preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma panela com fundo grosso. Leve ao fogo alto mexendo sem parar. O leite vai ferver e precisa cuidado para não derramar; para evitar que derrame, abaixe o fogo e/ou retire um pouco da chama e volte logo em seguida. Mexa até engrossar e abrir caminhos no fundo da panela. Tire da panela, deixe esfriar e enrole do tamanho que desejar, passando no granulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário