sábado, 26 de março de 2011

Pão-de-ló de Leite da Dona Nega

    O Pão-de-Ló é um bolo bastante tradicional e como tal possui variações. Em algumas pesquisas, descobri que sua origem é portuguesa, mas, na Itália, chamam-no de Pão da Espanha. Bom, Espanha, Portugal, tudo Península Ibérica, tudo bem! Mas há também uma fonte que cita Gênova, cidade italiana, como ponto de origem do bolo. De qualquer maneira, herança dos nossos imigrantes europeus mais influentes na cultura brasileira e eu estou ligada de corpo e alma a esses três lindos países.
   O nome do bolo parece ter sido inspirado no personagem bíblico Ló, ou melhor, em sua esposa. Durante a fuga de Sodoma, virou-se e olhou para trás, transformando-se em estátua. O bolo - o mais original - é bastante seco e essa característica o assemelha à mulher de Ló; então: mulher de Ló = pão de Ló.
    Uma das características do Pão-de-Ló é ser feito com água e não leite, mas o que apresento abaixo é feito com leite, receita da melhor boleira de Fernandópolis, a Dona Nega. Não sei se ela ainda está viva, espero que sim, a última notícia é de que ainda fazia bolos para fora, mas já faz tempo. não tenho permissão legal para publicar sua receita, mas me autorizo mesmo assim, crendo que sua receita já é parte do patrimônio da minha família também; portanto, considero-me sua herdeira, além de muitas de suas filhas e netas que, quem sabe, estão usando o seu talento. Entendam esta postagem como uma homenagem à Dona Nega - a melhor e mais famosa boleira da minha cidade nos meus tempos de criança.
     Contudo, não foi diretamente dela que adquiri a receita, foi da mamãe e da vovó que também era boleira e dessa época herdei não só a receita, mas o gosto pelo doce, como minha avó que parte de sua vida dedicava a fazer, encher a geladeira, forrar a mesa para visitas e também saborear seus doces e bolos.
    Quando a vovó fazia bolos de casamento - a maioria de graça, como presente para suas muitas afilhadas - eu ficava em volta acompanhando o processo, a montagem; aproveitava as beiradas quentinhas de pão-de-ló, derramava nelas o creme do recheio ou simplesmente leite condensado. Nossa! Que coisa boa! E que coisa boa a memória! Depois íamos juntas até à pracinha da Aparecida - na esquina de casa - apanhar rosas para enfeitar o bolo, geralmente ocupavam a mesa de jantar todinha e muitas vezes eram transportados em caminhonetes.
     Então, fiquem à vontade para usar a receita do Pão-de-Ló mais gostoso, macio e saboroso que conheço, recheiem e cubram com criatividade ou simplesmente sequinho como a mulher de Ló com um café preto e se desejarem enfeitem a mesa com uma rosa e a dediquem à Dona Izaura e à Dona Nega.
     Beijos melados
     Carla


O bolo da foto é meu. O crochê e a rosinha são da vovó. Desde 2002, ela não faz mais bolo, mas como sempre dizia: "Quando eu for, meus crochês vão ficar pra vocês se lembrarem de mim". Vovó, não precisamos das suas obras pra nos lembrarmos da senhora, mas eles eles estão aqui no nosso dia-a-dia, até a roseira alegrando nosso jardim.

Pão-de-ló de Leite da Dona Nega

Ingredientes
·         3 xícaras (chá) de açúcar
·         3 xícaras (chá) de farinha de trigo
·         2 xícaras (chá) de leite fervente
·         4 ovos
·         2 colheres (sopa) de amido de milho
·         1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo
1.   Bata as claras em neve, junte as gemas e bata mais, junte o açúcar e continue a bater até forma uma gemada espessa e clara.
2.   Desligue a batedeira.
3.   Acrescente o leite fervendo, o amido de milho, a farinha de trigo e o fermento em pó. Mexa com o fouet, sem bater.
4.   Leve para assar em forma untada e forno pré-aquecido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário