terça-feira, 29 de março de 2011

Chapéu de Napoleão

     Bolo 5 estrelas da família. Lembro-me dele desde que me entendo por gente. Minha mãe nunca deixou de fazê-lo, por isso foi aprimorando e o deixou muito mais Precioso. Em todos os aniversários, se perguntamos ao aniversariante que bolo quer, a resposta é sempre: "hum, Chapéu de napoleão". É impossível não amar, ele é simples, sofisticado e saboroso.
    
     Foi o último bolo que a vovó fez, no dia das mães e aniversário da Tia Cecília, em 2002. Não estávamos presente, mamãe e eu - e isso dói bastante - e não comemos seu último Chapéu de Napoleão "estribuchado". É isso mesmo, quando ela desenformou, ele se quebrou todinho, ela juntou tudo, cobriu e riu muito contando para mamãe ao telefone. Ela, aos 73 anos, havia aprendido a rir de si mesma, a não levar tudo tão a sério, exigir demais de tudo e de todos. Lição importante que ainda é um desafio para nós, para mim; mas prometo, vovó, nunca mais ficar irada quando uma receita não der muito certo e lembrar que o que importa é estar gostoso, que a aparência não importa. Ainda que saibamos que o visual conta muito, nessa afirmação de consolo tem uma verdade maravilhosa, o que mais importa é conteúdo. Queremos beleza sim, mas beleza vazia é um prato de revista, a maioria de resina, artificial, pra foto ficar bonita, o real e saboroso sempre tem um defeitinho, mas é sempre de lamber os "beiços".
    
     Por que esse nome... não faço ideia!! Bom... vamos pensar um pouquinho... ele sempre era feito em formato de chapéu (dois tamanhos de forma redonda, com as menores forma-se a copa do chapéu e com as maiores, a aba - enfeita-se com laço de fita e flores verdadeiras) e é massa folhada, com creme de confeiteiro, bem a la France; sendo Napoleão uma grande figura histórica francesa, pode-se imaginar que a intenção seja dar grandeza à receita.
     
    Bom, espero que se aventurem a fazê-lo e, dando certo, acostumem-se a repeti-lo nos aniversários da família. Não é difícil, só trabalhoso, então tirem um dia para se dedicarem a ele, coloquem uma música francesa, bebam um champanhe e mergulhem na arte da culinária.

Cuidado: As massas assam muito rápido porque são bem finas (tem que abrir bastante), então atenção para não queimá-las.

Dica: Montar o bolo em uma forma alta, cobrir com plástico e deixar descansando na geladeira de um dia para o outro; só, então, desenformar e cobrir.


Chapéu de Napoleão

Ingredientes:

Massa:

2 xícaras (chá) de água morna
16 colheres (sopa) de óleo
1 pitada de sal
6 colheres (chá) de fermento em pó químico
4 gemas
4 colheres (sopa) de açúcar
Farinha até dar o ponto de estender a massa

Recheio:

3 litros de leite
1 vidro de leite de coco
5 gemas
3 colheres (sopa) de manteiga
6 colheres (sopa) de farinha
9 colheres (sopa) de maisena dissolvida em um pouco de leite
1 ½  lata de leite condensado
1 tampinha de baunilha
 lata de creme de leite sem soro

Preparo:

Massa:

Amasse bem e deixe descansar 30 minutos mais ou menos. Então, vai cortando os pedaços de massa de acordo com o tamanho da assadeira, abra a massa fina e assa em assadeira untada com manteiga. Asse todas. Rende de 15 a 20 folhas ou até mais, dependendo da forma.

Recheio:

Prove o caldo, se precisar, acrescente 10 colheres (sopa) de açúcar. Leve os ingredientes (menos a baunilha e o creme de leite) ao fogo, mexendo até engrossar. Desligue, acrescente a baunilha e o creme de leite. Misture bem.

Armação:

Uma camada folhada
Uma camada de creme
Se quiser, frutas e coco

Cobrir com suspiro feito das claras que sobraram, com chantilly ou merengue. Decorar com coco em flocos.


2 comentários: