quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Um Cientista na Cozinha - Fermento/Pão - Crônica

Lembranças
            Desde minha infância me vêm à memória as convocações da minha avó (mãe) à cozinha.
Ela dedicava, e ainda dedica, parte da sua sexta-feira para preparar algo de especial para o final de semana. Muitas vezes era pão caseiro. E era nesse momento que eu entrava em campo, ou melhor, na cozinha. Um tanto de farinha de trigo (e Dona Benta, heim), açúcar, um copo de óleo de girassol, aquele fermento de padaria (biológico) e tudo isso numa bacia pequena. Movimentos de vaivém, a mão cheia de farinha e muita dedicação para a massa ficar macia. E lá vai ao forno por 40 minutos e, pronto, pãozinho quentinho feito pela mamãe (avó).
Embora ela não tivesse tanta prática, mas era tão esforçada, e pode ter certeza que cada esforço valeu a pena. Hoje em dia é dona das melhores receitas caseiras e do melhor pão.
Ela sempre optava por receitas que não exigiam, digamos, tanta leveza na hora da degustação ou garfadas. E de tanta convivência, aprendendo coisas novas todas as sextas-feiras à tarde, herdei a tal “vontade do interior pela culinária”.
E essa herança me motivou a participar da eletiva da minha escola “Um Cientista na Cozinha”, ministrado pelas professoras Ana Paola e Carla, que a cada quarta-feira nos ensina a mágica e o lado científico de cada ingrediente das receitas aplicadas.

 Helen Passoni - 2º ano Ensino Médio

Nenhum comentário:

Postar um comentário