sábado, 14 de maio de 2011

Bolo de chocolate com recheio trufado de maracujá

A massa do bolo é excelente, aproveitada para o bolo cocomaltine e pode ser usada para outros recheios.

Bolo de chocolate com recheio trufado de maracujá


Ingredientes

Bolo
6 ovos grandes
175g de açúcar
185g de farinha de trigo
15g de cacau em pó, sem adição de açúcar

Recheio
500g de chocolate branco, bem picadinho
400g de creme de leite fresco
¼ xícara (60ml) de suco concentrado de maracujá

Para umedecer o bolo
½ colher (sopa) de suco concentrado de maracujá diluído em 4 colheres (sopa) de água

Ganache
175g de chocolate amargo – 55% de cacau
130ml de creme de leite – usei o de caixinha, por isso meu ganache ficou mais espesso

Decoração
raspas de chocolate, cerejas ou o que preferir


Preparo
  1. Comece pelo recheio: coloque o creme de leite numa panela e aqueça-o, sem deixar ferver. Retire do fogo e junte o chocolate de uma vez só. Misture bem até derreter o chocolate – você obterá uma mistura bem sedosa e brilhante. Adicione o suco, misture bem, cubra e leve à geladeira por 4-6 horas, ou até que esteja firme.

  2. Agora, o bolo: pré-aqueça o forno a 200ºC/400ºF. Unte uma forma de aro removível redonda de 25cm (opção: fundo removível) com óleo e forre o fundo com papel manteiga. Unte também o papel manteiga.

  1. Coloque os ovos e o açúcar em uma tigela grande e, usando a batedeira, bata até que tripliquem em volume e formem um creme claro e espesso – ao levantar a batedeira, a massa deve cair dos batedores formando um fio grosso. Peneire a farinha e o cacau por cima da massa e misture com um dos batedores ou um fouet. Despeje a massa na assadeira e asse no centro do forno por cerca de 20 minutos, ou até que cresça e o bolo, ao ser tocado com a ponta dos dedos, abaixe e levante novamente. Deixe esfriar na assadeira e depois o inverta numa grade.

  1. Quando o bolo estiver totalmente frio, corte-o horizontalmente em partes iguais, separando-as cuidadosamente. A camada de cima vai continuar sendo a de cima mesmo depois de o bolo ser montado. Pincele levemente a parte de baixo do bolo com o suco de maracujá e espalhe metade do recheio. Coloque a próxima camada de bolo e repita o procedimento. Cubra com o topo. Finalize com o ganache: coloque o chocolate aos pedaços em uma panela e acrescente o creme de leite. Aqueça rapidamente e misture bem para que um creme se forme. Coloque sobre o bolo, às colheradas, e vá espalhando, trabalhe rapidamente, pois o ganache endurecerá levemente depois de 15 minutos.

  1. Decore como preferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário