domingo, 10 de abril de 2011

Risoto de Aspargos

     Há 12 ou 13 anos que desejo fazer este risoto e a vontade nasceu com um comentário do Padre Telmo num almoço daqueles na casa da Tia Maria. Depois de nos empanturrarmos, ficamos de "sobremesa" (palavra em espanhol para o bate-papo depois da refeição, inclusive depois da sobremesa, esta, em espanhol, é "postre"), e o Telmo, que para nós é mais amigo que padre, começou a falar das comidas dos seus tempos em Roma; indagado sobre as massas que deve ter comido e que o levaram a engordar, ele revelou, difícil era resistir um tal risoto de aspargos frescos que comia em casa de italianos. A partir deste dia, passei a sonhar com o risoto, mas aspargo é/era caro e, naquela época, nem se encontrava facilmente, eu só conhecia os de vidro em conserva.
    
     Esta semana, despretensiosamente, passeava pela prateleira de vegetais finos - leia-se caros - do Boulevard e estava lá meu risoto, ou melhor, os aspargos em promoção, não pensei, reagi com água na boca e decidi que acabaria com o suspense. No caixa do mercado, uma mulher me perguntou como fazer o aspargo e eu lamentei não ter um cartão do blog, pois disse a ela que não fazia ideia, mas logo postaria a receita e as dicas. Que pena! Porque meu risoto ficou ótimo! Mas prometo providenciar cartãos e divulgar essas delícias.
    
Esperei até sábado, pesquisei receitas do risoto na net, abri um vinho branco e comecei a saborear o prato desde o seu preparar com muito amor...

    Para acompanhar: salmão grelhado com alcaparras e pavê de limão de sobremesa. Perfeito!


RISOTO DE ASPARGOS


Ingredientes:

2 maços de aspargos frescos
500g de arroz arbóreo ou similar para risotos (usei o da marca Tio João)
2 litros de água
3 envelopes de caldo de legumes
1 cebola pequena picada
azeite a gosto para refogar
1 xícara (chá) de vinho branco seco
3 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de parmesão ralado

Preparo:

1. Lave bem os aspargos. As pontas costumam acumular terra, portanto, atenção especial a elas.
2. Corte as pontas, mais ou menos 4 cm, e reserve-as.
Se quiser, separe algumas pontas para decorar o prato. Cozinhe-as separadamente e reserve.
3. Raspe os talos com uma faca, como se faz com a cenoura. Se quiser que fiquem branquinhos, descasque mais. Eu prefiro que conserve o verde da casca, então só fiz uma limpeza nos talos; em seguida, corte-os em rodelas de 2 cm, podem ser cortadas na diagonal, mas tanto faz. Reserve e não misture às pontas.
4. Coloque a água para ferver e acrescente o caldo de legumes, deixe ferver.
5. coloque o azeite em uma panela suficiente para refogar a cebola; aqueça e acrescente a cebola, deixe refogar até a cebola ficar transparente.
6. Acrescente os talos em rodelas de aspargos, refogue por um minuto mais ou menos.
7. Acrescente o arroz e refogue por uns dois ou três minutos, mexendo para não queimar e/ou grudar.
8. Coloque o vinho e refogue até evaporar.
9. Coloque uma concha de caldo e mexa levemente, sem deixar grudar, até secar; acrescente mais uma concha e vá repetindo por 12 minutos, sempre mexendo.
10. Acrescente as pontas dos aspargos e continuo o processo de cozimento com o caldo até o arroz estar "al dente". É necessário provar. Quando estiver ao ponto e ainda úmido, desligue o fogo e acrescente o manteiga e o queijo.
11. Arrume em uma travessa apropriada, espalhe mais queijo ralado e decore com as pontas reservadas. Sirva imediatamente.

BUON APPETITO!



Nenhum comentário:

Postar um comentário