segunda-feira, 1 de julho de 2013

Tiramissu

As fotos do tiramissu que postei no facebook deram tanto "ibope" quanto as fotos da minha mãe. Dona Preciosa é muito querida e, toda vez que ela aparece no meu face, outras pessoas queridas dizem ter saudade, mandam beijos e dizem o quanto ela é importante... Ela é muito importante e sua aprovação a tudo que faço é igualmente importante. Foi assim com o tiramissu, que rendeu comentários e eu prometi publicar aqui no blog. E ela aprovou. Portanto, podem confiar, ele ficou Precioso.



A história do tiramissu começou lá na Espanha, no jantar de despedida que a Residencia Universitaria Tomás Morales, em Salamanca, preparou para nosso grupo. De muitas coisas que me sinto atraída pela Espanha, a gastronomia é uma das principais e quando estive lá, no meu diário de viagem, eu anotava o cardápio de cada dia. O último jantar foi especial: entremeses con vino blanco - Rioja -, solomillo de cerdo con salsa de ciruelas (fiz hoje e ficou bom) y vino tinto - Rioja -, de postre: champán con una tarta muy rica...

Quando cheguei em casa, propus reproduzir o cardápio e tentei fazer o doce parecido com pavê, mas não ficou igual. Pesquisa vai, pesquisa vem... descobri o tiramissu e conclui que só podia ser o tal.

O tiramisù é uma sobremesa tipicamente italiana, possivelmente originária de Treviso, região do Vêneto, e que consiste em camadas de pão de ló embebidas em café, entremeadas por um creme à base de queijo (Wikipedia).

Passei, então, um bom tempo procurando o mascarpone (ingrediente essencial), mas nada de encontrá-lo. Assim como a tia Maria e a Carina, estava louca para encontrar e fazer o doce. Cheguei a encontrar uma receita do queijo, mas resolvi não arriscar. Há pouco tempo, encontrei, em um mercado aqui de Atibaia, mas bem caro; nada impossível, mas adiei mais uma vez. Porém... fui conhecer a zona cerealista do Brás; nem pensava nele quando fui atraída a uma mercearia pelos jamones pata negra e, finalmente, estava ali meu tiramissu, ou melhor, o mascarpone. Dia seguinte, provamos o tradicional doce italiano que conheci na Espanha e agrada nosso paladar brasileiro.

Para quem quiser fazê-lo: primeiro passe anos procurando o mascarpone rsrsrsrsrs, vá às melhores casas do ramo ou à rua Santa Rosa e tenha o prazer de encontrá-lo, como eu tive.



Como o pavê e outras receitas, o tiramissu também tem muitas variações, eu acabei unindo uma coisa aqui e outra ali, procurando uma receita fácil e rápida. Vou continuar experimentando outras, mas segue a receita que usei e ficou deliciosa:



TIRAMISSU

Ingredientes:

350g de queijo mascarpone
500 ml de creme de leite fresco
6 colheres (sopa) de açúcar
1 xícara (chá) de café preparado, forte e sem açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) de conhaque
1 pacote de biscoito champanhe
cacau em pó

Preparo:

Misture em uma vasilha pequena (do tamanho que dê para mergulhar o biscoito champanhe) o café, a baunilha e o conhaque. Reserve.

Misture o mascarpone com 2 colheres de açúcar e reserve. Bata o creme de leite em ponto de chantilly com 3 colheres de açúcar. Misture o chantilly com o creme de mascarpone, com um fouet ou bata ligeiramente até misturar bem.

Em um pirex médio, espalhe uma camada de creme, fazendo uma caminha (expressão que conheci com Ana Maria Braga), molhe os biscoitos no café rapidamente e forre o pirex. Cubra os biscoitos com o restante do creme, formando uma camada bem espessa. Leve ao congelador por uma hora; antes de servir, misture o cacau com 1 colher de açúcar e peneire por cima do creme, cobrindo-o totalmente. (Ahhhhhh acabo de saber que ainda há um pedaço congelado!!!!!!! Milagre!!!!!). Mantê-lo no congelador ou na geladeira é opcional.







Nenhum comentário:

Postar um comentário