terça-feira, 2 de setembro de 2014


Para quem quer se entusiasmar com a gastronomia, não pode perder:


Primeiro desafio da Eletiva "Um Cientista na Cozinha"

Que vergonha!!!! Mais de um ano sem postagens... Um dia me torno uma blogueira de verdade! O motivo, que me faz, hoje, escrever, pode ser a oportunidade para encarar um desafio "a la Julie Powell", em Julia e Julie, ou seja, encarar uma rotina de receitas, publicações e gulodices. Porém meu desafio não será fazer todas as receitas de um gourmet renomado e sim nossas receitas de família em mil papeizinhos, blocos, cadernos e lembranças. Voltando ao motivo desta postagem... Trata-se também de um desafio, mas para os alunos da disciplina Eletiva "Um cientista na cozinha", da qual faço parte - com muita satisfação - com minha amiga Ana Paola, ótima química e culinarista _ e eu no meio, contribuindo com a Língua Portuguesa, para que nossos leitores passem a entender um pouquinho _ ou muito _ dos fenômenos que ocorrem na cozinha e possam também se aventurar fazendo pratos deliciosos.

Como estamos em ano eleitoral e estamos proibidos de usar redes sociais e outros meios de comunicação, não podemos criar uma página da Eletiva _ acho que podemos enviar mensagens subliminares dentro de um pãozinho ou por um tomate vermelho, uma folha de couve verde ou outras cores politicamente comprometedoras... Por isso, vamos utilizar meu blog, que - creio - tenho liberdade de expressão para usá-lo, será??? Oh!!! Não derrubamos a ditadura militar à toa, eu espero!

Portanto, o Receitas de Herdeira está participando dessa aventura pedagógica!!

1º Desafio:

Fazer um Pão Húngaro igual ou bem parecido (igual é impossível!!!) ao da Dona Preciosa, e quem já experimentou sabe que não estou exagerando: é o melhor pão húngaro do mundo!!!!!! É tão difícil fazer igual que já tínhamos desistido de dar a receita e ver as pessoas não acertarem. Acontece que, ao longo de muitos anos de cozinha, minha mãe desenvolveu a receita, principalmente a massa, juntando uma dica aqui, outra ali e mais o poder de suas mãos habilidosas, acostumadas a pôr em tudo que faz amor e arte.

Eu sabia que precisava de um motivo maior para detalhar essa receita e iludir quem for tentar fazer... por mais que tente e por melhor que saia... não será igual!!!!

E aí??? Quem vai tentar??? 

O desafio está lançado a todos: alunos da Eletiva, outros alunos, parentes, amigos e inimigos, afinal todos merecem saborear esses pãezinhos... Vamos à receita, e boa sorte!!!


Pão Húngaro


Ingredientes:

Massa
2 batatas médias cozidas
2 ovos inteiros
7 colheres (sopa) rasas de açúcar
1/2 colher (sopa) rasa de sal
1 copo (requeijão) de leite
1 1/3  colher (sopa) bem cheias de margarina em temperatura ambiente
30 g ou 4 colheres (sopa) rasas de fermento biológico
½ colher (sopa) de açúcar para desmanchar o fermento
1/4 copo de leite morno
+ ou – 2 kg de farinha de trigo

Recheio
7 colheres (sopa) de margarina
13 colheres (sopa) de açúcar
Leite condensado a gosto
Coco ralado

Cobertura
Leite condensado
Coco ralado

Preparo:

1. Bater no liquidificador as batatas, os ovos, o açúcar, o sal, o leite e a margarina.

2. Em uma bacia grande, amassar o fermento com o açúcar, usando uma colher, até ficar cremoso; misturar com 1/4 copo de leite morno até dissolver o fermento.

3. Acrescentar o creme do liquidificador e misturar bem.

4. Acrescentar farinha de trigo peneirada, aos poucos; transferir para a mesa e continuar acrescentando farinha até dar o ponto (ver o vídeo).

[Em Breve]
5. Tirar uma bolinha de massa e colocar em um copo com água, para marcar o tempo de crescimento da massa. Quando ela subir, a massa estará no ponto de ser aberta.

6. Enquanto a massa cresce, preparar o recheio. Misturar o açúcar com a margarina até formar um creme. Acrescentar um pouco de leite condensado para dar cremosidade.

7. Separar a massa em 4 partes.

8. Abrir com rolo cada uma das partes da massa, conforme ilustrações. Espalhar o recheio, polvilhar coco ralado a gosto e enrolar como rocambole; cortar em rodelas de mais ou menos 3 centímetros de espessura.


 

 


9. Colocar os rolinhos em fôrmas. Quando terminar de completar a última fôrma, levar a primeira delas ao forno.


10. Quando começar a dourar, tirar a fôrma do forno, espalhar ou pincelar leite condensado nos pãezinhos (usar o de caixinha com um furinho fica mais fácil), espalhar coco ralado e voltar ao forno por uns 3 minutos.