terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Frango Xadrez

      Dos pratos orientais, o Frango Xadrez sempre foi meu preferido, mas passei a gostar também de Yakissoba, Sushi e Sashimi. Há bastante tempo queria fazer o Frango Xadrez e a Elza, minha querida prima que contava muuuuiiita piada, sabia o roteiro de todas as cartomantes da região e fazia qualquer conserto mecânico, foi embora sem me ensinar sua especialidade, agora deve estar fazendo Frango Xadrez pra São Pedro e contando piada para todos os anjos do céu. Pesquisei a receita na net e criei a minha.

       Na última sexta-feira, ofereci um jantar para o Rodrigo, minha sogrinha e minha mãe maravilhosa para comemorarmos o Natal antecipadamente, já que não passaríamos juntos. Preparei o Frango Xadrez, mas esqueci um detalhe; não contei para ninguém e ninguém percebeu, todos adoraram!!! Prometo não esquecer aqui tal detalhe!

FRANGO XADREZ

Ingredientes:

2 peitos de frango sem osso
1 pacote de broto de bambu
1/2 pimentão verde
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelo
150g de cogumelos
1 cebola grande
1/2 xícara (chá) de amendoim torrado e descascado
1 envelope de caldo de galinha
1 xícara (chá) de saquê
1 colher (sopa) de amido de milho
1 xícara (chá) de água
shoyu a gosto
óleo de gergelim a gosto
sal a gosto
azeite para refogar

Preparo:

1. Limpe o frango, corte em cubos e deixe de molho em água com limão por mais ou menos dez minutos, escorra o frango e tempere a gosto com sal, caldo de galinha e shoyu. Reserve.
2. Corte o bambu em cubos e cozinhe separadamente até amaciar por mais ou menos 30 minutos. Por ter muitas fibras, mesmo cozido, ao espetar o garfo, ainda encontra resistência.
3. Enquanto cozinha o bambu, corte a cebola e os pimentões em quadrados e reserve-os.
4. Corte os cogumelos ao meio e regue com shoyu. Reserve.
5. Após o cozimento, escorra o bambu.
6. Em uma panela grande, coloque azeite e refoque as cebolas sem deixar que desmanchem. Retire-as do fogo e reserve. Eu uso a panela capixaba de barro de moqueca, mas pode ser a wok, paellera ou outra que de preferência possa ir à mesa.
7. Refogue os pimentões da mesma forma que as cebolas e reserve-os.
8. Se precisar, acrescente mais azeite e refogue o frango, deixe cozinhar com a água que juntar, deixe secar e fritar ligeiramente para que fique dourado. Então, acrescente o saquê e espere secar novamente.
9. Adicione o amido de milho dissolvido na água e mexa até engrossar e formar um molho.
10. Adicione os cogumelos, os pimentões, o bambu e as cebolas aos poucos. Misture tudo e regue com óleo de gergelim a gosto. Misture, desligue e salpique o amendoim.
Sirva com arroz branco ou Yakimeshi.

De férias e de volta às postagens!

      Olá!!! Há muito tempo que não posto minhas receitinhas e a velha falta de tempo é a culpada, mas a falta de organização também tem sua parcela de culpa, pois esqueci a senha e só agora, de férias, que consegui recuperá-la. Outro motivo para deixar as comidas de lado é que resolvi radicalizar com a alimentação. Estou procurando mudar meus hábitos alimentares e evitar as tentações ajuda. Mas não serei radicalmente radical, vou cultivar a boa culinária, mas nesta fase inicial é preciso ter maiores cuidados. Resolvi cortar o doce, pois estava viciada em açúcar, consegui, ainda falta muito para chegar ao peso ideal, mas estou dominando a compulsão. O problema que a família é do ramo do "engordiet": quando disse ao meu irmão "cortei o doce", ele respondeu "eu também, cortei e comi" kkkkkkkk